sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estágio de 3 mil jovens será pago pelo governo

GALERIA

Clique para Ampliar

FCDL e STDS apresentaram, ontem, a empresários a expansão do Projeto Primeiro Passo que vai levar estagiários ao comércio de Fortaleza com bolsa paga pelo governo do Estado (Foto: André Lima)

Comércio de Fortaleza vai receber mão-de-obra jovem financiada pelo projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho

Mão-de-obra qualificada a custo zero para o empregador e garantia de inserção no mercado de trabalho com remuneração e transporte assegurados pelo governo do Estado para três mil jovens de 17 a 21, que cursam o 3º ano do ensino médio em escolas púbicas no Ceará. A parceria para concretização da iniciativa inédita no País foi firmada ontem pela manhã entre a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). A ação corresponde à expansão do Projeto Primeiro Passo, que nos últimos dois anos capacitou e encaminhou 17 mil jovens ao mercado de trabalho local em 130 municípios cearenses.

Segundo a titular da STDS, Fátima Catunda, "a meta do governo é atingir até o fim da atual gestão os jovens dos 184 municípios do interior do Estado. Até o fim deste ano a expectativa é atingir pelo menos 21 mil adolescentes cearenses. O programa prevê o financiamento pelo Estado de três mil bolsas no valor de R$ 250 por mês mais auxílio transporte durante seis meses para que jovens, cujas famílias têm renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, atuem no comércio e indústria.

Cada estagiário trabalhará quatro horas diariamente e ao final do aprendizado receberá um certificado atestando a prática adquirida.

Todos ganham

Para o presidente da FCDL, Honório Pinheiro, a iniciativa representa uma oportunidade ímpar tanto para a juventude como para o comércio. "Teremos mão-de-obra qualificada em nossas empresas a custo zero. Nunca ouvi falar numa iniciativa dessas, do governo bancar estagiários para as empresas, noutros estados. A nossa contrapartida será dar condições para esses jovens se desenvolverem profissionalmente em nossas empresas, cumprindo o que prevê a legislação. O comércio será o catalizador desse processo coordenado pela STDS para iniciar os jovens no mercado de trabalho, com base nos fundamentos da Lei de Estágio. Ninguém vai poder demitir para colocar estagiário na função. Só podemos absorver um número de estagiários que corresponda no máximo a 20% do nosso quadro de funcionários", alerta.

Freitas Cordeiro, presidente da CDL de Fortaleza, lembrou que muitos desses jovens terão a possibilidade de ser contratados ao fim do estágio.

As empresas interessadas em absorver estagiários devem encaminhar ofício com número de jovens desejados, turnos e funções a serem exercidas, para o seguinte e-mail: simone.veras@stds.ce.gov.br.

Nenhum comentário: